O que é a solanina?
A solanina é uma toxina natural, de sabor amargo, comum na beringela, tomate, pimento, pimenta e batata. Esta toxina não é inativada durante a confeção, por isso as solanáceas (em especial a batata) foram consideradas espécies venenosas e motivo de desconfiança para os consumidores, durante muitos anos.
A batata madura, saudável e íntegra possui baixos níveis de solanina
e é perfeitamente segura para o consumo humano.
Com base em relatos de intoxicações em humanos, decorrentes do consumo de batata, estima-se que a dose tóxica ronde os 2-5mg/kg de peso corporal, um valor muito semelhante ao de venenos bem conhecidos como a estricnina e o arsénio. Para um adulto pequeno, equivale a apenas 450g de batatas completamente verdes!
Porque é que as batatas formam solanina?
Este composto é produzido quando a batata é exposta à luz solar, o que pode acontecer durante o transporte e armazenamento, ou ainda antes da colheita, nas batatas que estão mais à superfície.
Também é produzida solanina quando a planta está doente ou na fase de germinação, para proteger a nova muda. É por este motivo que se deve evitar o consumo de batatas greladas.
Quais os sintomas de intoxicação por solanina?
A intoxicação por solanina provoca sintomas ao nível gastrointestinal e neurológico. Os sintomas mais comuns incluem náuseas, diarreia, vómitos, cólicas, fadiga, ardor na garganta, dor de cabeça e vertigens. Em alguns casos ocorrem alucinações, perda de sensibilidade, paralisia, febre, icterícia, pupilas dilatadas e hipotermia. Em casos graves a pessoa pode apresentar perturbações mentais, coma e até morte.
Quais os cuidados a ter?
- As batatas devem ser armazenadas num local escuro e fresco, evitando a exposição a fontes de luz e calor;
- Aquando do descasque, devem ser descartadas todas as zonas verdes;
- Optar por produtos certificados, que conferem ao consumidor uma maior segurança quanto ao seu processamento e condições de conservação.